O que é ?
O Fenômeno de Raynaud é um problema da circulação no qual há uma redução do calibre dos vasos sanguíneos (vasoconstrição) e isso faz com que os dedos das mãos e dos pés fiquem brancos (pálidos) ou roxos.
Essa mudança de cor pode vir associada de dor e/ou sensação de formigamento.
O Fenômeno de Raynaud pode ser classificado em:
Primário:
É benigno e não está associado a nenhuma doença - mais comum em mulheres jovens ( adolescentes)
Secundário:
É associado a doenças autoimunes, sendo a principal delas a esclerose sistêmica (na qual o Fenômeno de Raynaud está presente em 90% dos casos e pode ser a primeira manifestação da doença).
Também pode estar presente em outras doenças como: lúpus, doença mista do tecido conjuntivo, síndrome de Sjögren, artrite reumatoide, dermatomiosite.
Fatores desencadeantes :
O Fenômeno de Raynaud aparece principalmente com a exposição ao frio ou estresse.
Diagnóstico:
O diagnóstico pode ser feito pelo exame realizado pelo médico, porém a diferenciação entre primário e secundário dependerá da história clínica. Se o médico suspeitar de Raynaud secundário será necessário a coleta de exames de sangue / imagem para investigação de doenças autoimunes.
Porém o exame padrão-ouro é a capilaroscopia ungueal , um exame em que é visto através de microscópio os vasos perto da unha —> no Fenômeno de Raynaud primário eles são normais e no secundário podem apresentar algumas alterações como dilatação e distorção dos vasos além de áreas com desvascularização (ausência de vasos). O laudo com o chamado "Padrão SD" está associado com doenças autoimunes na imensa maioria das vezes.
Tratamento
Não-medicamentoso:
usar luvas e meias, principalmente em dias frios;
usar luvas de borracha para lavar a louça;
não fumar;
redução do uso de cafeína.
Medicamentoso: usamos medicamentos que aumentam o fluxo sanguíneo através da dilatação das artérias:
Bloqueadores de canais de cálcio (anlodipino, nifedipino); inibidores da fosfodiesterase (sildenafil, tadalafil); ISRS (fluoxetina)
Qual o grande perigo do Fenômeno de Raynaud: aparecimento de úlceras nas pontas dos dedos .
Comments