Apesar do nome parecido e de algumas correlações, existem diferenças significativas entre as duas condições. Por isso, resolvi falar sobre o assunto para esclarecer um pouco mais algumas dúvidas sobre essas doenças reumatológicas.
Artrose
É uma doença degenerativa das juntas em que há destruição da cartilagem e do osso embaixo da cartilagem - e apesar de não ter tanta inflamação quanto na artrite, também há processo inflamatório acontecendo. Os tendões, ligamentos e músculos ao redor da junta também são afetados.
Causas: sobrepeso/obesidade; histórico familiar, trabalho com sobrecarga excessiva, atletas de alta performance, articulações com alterações anatômicas.
Os principais sintomas são: dor, rigidez pela manhã porém que duram menos de 30 minutos, piora da dor com esforço físico, crepitações.
Acomete principalmente as articulações dos joelhos, mãos, quadril e coluna.
Incidência maior verificada principalmente entre pessoas acima de 50 anos;
Não é uma doença genética, mas tem uma tendência a afetar pessoas da mesma família.
O diagnóstico é clínico. Feito com uma boa história clínica + exame físico e, quando necessário, Raio-X. Não altera exames de sangue.
Nem sempre o grau de destruição articular está associado com o grau de dor.
O achado mais comum é a redução do espaço articular e os osteofitos, que são as “Pontas de osso” (ou o famosos bico de papagaio, quando vistos na coluna).
O tratamento deve ser individualizado caso a caso, mas consiste em uso de AINE, analgésicos, fortalecimento muscular, fisioterapia e, em alguns casos, encaminhamento para ortopedista para avaliar a colocação de próteses.
Artrite
Já a artrite é essencialmente uma inflamação da articulação com derrame articular, ou seja, liquido dentro da articulação causada pela inflamação. Pode ser de causa autoimune (sendo a mais comum a artrite reumatoide) como pode ser causada por infecção nas artrites sépticas, ou mesmo por deposição de micro-cristais, como é o caso da gota.
O diagnóstico de cada caso precisa de uma anamnese bem feita e coleta de exames específicos para cada caso.
É comum observarmos marcadores de inflamação aumentados nos exames de sangue (PCR e VHS).
O tratamento vai depender do diagnóstico dado:
Na artrite reumatoide: Glicocorticoide + imunossupressores;
Na artrite séptica: antibiótico;
Na gota: medicação para reduzir o ácido úrico.
Comments