1. Reumatismo é doença de velho
O reumatologista cuida de doenças mais prevalentes na população idosa, como osteoporose e artrose, mas também cuida de doenças autoimunes. E essas são mais comuns na população jovem, principalmente mulheres em idade fértil.
2. Toda doença reumatológica da alteração em exames de sangue
Doenças autoimunes normalmente dão alterações em exames mas há outras doenças que nem precisam de exames para serem diagnosticadas, como a artrose, a fibromialgia e até mesmo a osteoporose.
3. Toda doença reumatológica é autoimune
A maioria dos casos vistos no consultório do reumatologista não são autoimunes, você acredita? Fibromialgia, artrose, osteoporose, bursites, tendinites são exemplos de doenças não autoimunes e são a maioria dos casos tratados por reumatologistas.
4. Leite é inflamatório e piora as dores nas juntas
Leite e seus derivados não são inflamatórios. Na verdade, são nossa principal fonte de cálcio, elemento essencial para o metabolismo do osso. Então, se você não tem intolerância à lactose, intestino irritável ou alergia à proteína do leite de vaca, você pode e deve tomar leite, o que ajuda a reduzir o risco de osteoporose. Recomendo pelo menos duas porções por dia.
5. Vitamina D em níveis muito altos melhora a imunidade
Não existe nenhum estudo que mostra que altos valores de vitamina D ajudam a imunidade. A sociedade brasileira de reumatologia e endocrinologia recomendam níveis de vitamina D maiores que 30 para quem precisam repor (essencialmente, são mulheres pós-menopausa ou pessoas em risco de osteoporose).
6. Colágeno ajuda a refazer a cartilagem do joelho
O colágeno pode ajudar de forma moderada a dor no joelho causada pela artrose, mas não tem nenhum papel em renovar a cartilagem do joelho.
7. Quem tem FAN positivo, tem lúpus
O FAN é um anticorpo que não deve ser pedido de rotina (a menos que haja uma suspeita diagnóstica). Ainda assim, como esse resultado pode estar presente em uma pessoa saudável, somente FAN positivo não faz nenhum tipo de diagnóstico. E também não significa que essa pessoa irá um dia desenvolver alguma doença.
8. Exercício físico piora a dor
No começo pode ser que fazer exercícios realmente piorem as dores, como acontece com qualquer iniciante, mas, depois, a atividade física terá um impacto importantíssimo não somente no controle da dor, como na estabilidade articular (reduzindo o risco de queda), na mobilidade, na redução de risco cardiovascular, na melhora do humor e autoestima e, assim, na qualidade de vida como um todo.
Você ainda acreditava nesses mitos? Conta pra mim nos comentários!
Comments